Faça sua pesquisa aqui!

sábado, 11 de outubro de 2014

Gênesis 1


O primeiro Livro de Moisés chamadoGênesis


Gênesis 1


A criação dos céus e da terra e de tudo o que neles existe

1 No principio criou Deus os céus e a terra.

2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre as águas, e haja separação entre as águas e águas.

7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre águas que estavam debaixo da expansão, e a águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

8 Chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

10 E chamou Deus à porção seca terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

Criação da vida vegetal

11 Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: de semente de plantas e árvores sobre a terra que carrega frutos com sementes que, de acordo com seus vários tipos."E assim foi.

12 A vegetação terrestre produzido: plantas que produzem sementes de acordo com as suas espécies e a árvore frutífera com a semente nela conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

13 E houve tarde e houve manhã, o terceiro dia.

14 E disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite, e deixá-los servir como sinais para marcar estações e dias e anos,

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu para alumiar a terra. "E assim foi.

16 Deus fez duas grandes luzes - a luz maior para governar o dia e a luz menor para governar a noite. Ele também fez as estrelas.

17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra, 18 para governar o dia e a noite, e para separar a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom.

19 E houve tarde e houve manhã, O quarto dia.

Criação da vida animal

20 E Deus disse: "Deixe o te em água com criaturas vivas, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu. "

21 E criou Deus o as grandes criaturas do mar e todas as coisas vivas e em movimento com o qual a água transborda, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

22 Deus os abençoou e disse: "Sede fecundos, multiplicai e enchei a água dos mares, e deixar que as aves aumentam sobre a terra."

23 E houve tarde e houve manhã,o quinto dia.

24 E disse Deus: "Cubra-se a terra seres vivos segundo a sua espécie: gado, criaturas que se movem rente ao chão, e os animais selvagens, cada um segundo a sua espécie. "E assim foi.

25 Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis que rastejam pela terra conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

Criação do homem

26 Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e deixá-los governar sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra,e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. "

27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea ele os criou.

28 Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos e multipliquem-se! enchei a terra e sujeitai-a. Regra sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra."

29 Então Deus disse: "Eu vos dou todas as ervas que dão semente sobre a face de toda a terra e toda árvore que tem frutos com sementes. Eles vão de alimento para vocês.

30 E a todos os animais da terra e todas as aves do céu e todos os répteis que rastejam sobre a terra - tudo o que tem o sopro da vida nele - eu dou toda erva verde por alimento."E assim foi.

31 E Deus viu tudo o que tinha feito, e foi muito bom. E houve tarde e houve manhã, O sexto dia.


Bíblia Online << Gênesis 1 >> Gênesis 2 


Nenhum comentário:

Postar um comentário